HISTÓRIA SURF/ BODYBOARD ESPOSENDE



O Surf e o Bodyboard existem em Esposende desde a segunda metade da década de 80. De certa forma como um clube satélite do surf club Viana, surgiu em Esposende o Surf clube Esposende que foi o terceiro clube a federar-se na Federação Portuguesa de surf, sendo que hoje existem mais de cem. Renato Miranda foi o fundador e presidente do Surf Clube Esposende. Foi nessa condição de pioneiro que este clube organizou a primeira etapa do primeiro campeonato nacional de Bodyboard português. Muitas outras provas e eventos se seguiram até que este clube se extinguiu por volta de 1996, sem que houvesse uma estrutura organizativa para dar seguimento ao trabalho feito.
Embora o clube tivesse um enorme potencial, com muitos atletas a praticarem quer Surf quer Bodyboard, a sua estrutura associativa diluiu-se e desapareceu, tendo inclusivé o seu presidente deixado a cidade de Esposende e ido trabalhar para os Açores. O produto desses anos de muito trabalho e desenvolvimento do surf e bodyboard em Esposende foi os atletas que deixou para trás e que continuaram a praticar o desporto de uma forma federada nos diversos circuitos da FPS, mas desta vez por falta de um clube da terra, se deslocaram para outros clubes e outras cidades.
As pessoas que compunham este clube dividiam se em dois grupos bem claros- Ofir e Esposende. Ofir eram os mais velhos e mais experientes que praticamente começaram o desporto no concelho e já existiam antes do Clube, e Esposende eram os miúdos que eram em maior número e tinham surgido com o clube. O bodyboard foi o desporto eleito pela maioria das pessoas, sendo que só cerca de 10% tinham escolhido praticar Surf. Fortemente marcados pelo desporto, mesmo com a extinção do clube foram muitos os jovens que continuaram a praticar o desporto até aos dias de hoje. No entanto, e por circunstâncias da vida, uns acabaram por deixar de praticar o desporto tantas vezes como o faziam no passado. Um grupo de duas dezenas de pessoas foram as que nunca deixaram de o fazer e de estarem presentes na praia de Esposende, inverno ou verão, mas sobretudo de inverno, visto que este é um desporto de inverno, mesmo que muitas vezes seja confundido como um desporto de verão. Desse grupo de pessoas cerca de 5 decidiram continuar a competir e uma vez que não havia qualquer clube em Esposende, viram-se forçados a federarem-se por um outro clube. O clube escolhido foi a Associação de bodyboard da foz do Mondego, uma vez que sempre foram fortes as ligações entre os atletas da Figueira da foz com os de Esposende. Durante anos, vários atletas de Esposende competiram a nível nacional, tanto no circuito open, como já no circuito esperanças nas categorias de sub 16 e sub 14, como também a nível europeu e mundial, sendo que atletas da nossa associação estiveram presentes em algumas etapas do mundial de bodyboard representando o referido clube. Em 2008 surgiu a vontade de renascer uma associação de Surf em Esposende e foi através da mais representativa associação desportiva da cidade que os surfistas se associaram e que desde a data até hoje representam a cidade. A câmara municipal de Esposende que no passado entregou a primeira estrutura de apoio para as actividades náuticas de sempre da nossa praia a indivíduos de Braga, hoje trabalha e apoia a nossa associação claramente compreendendo o papel que esta representa na nossa cidade. Esta associação tenta agora criar a ligação entre o início dos desportos de ondas na cidade de Esposende e a sua continuidade por muitos anos.